William Koch
William Koch's Blog

William Koch's Blog

SICP - Structure and Interpretation of Computer Programs: Introdução

SICP - Structure and Interpretation of Computer Programs: Introdução

Introdução

William Koch's photo
William Koch
·Nov 22, 2021·

2 min read

Faz tempo que quero estudar o SICP devido às muitas recomendações no Hacker News e do Ensine Ciência da Computação a Si Mesmo. Já comecei mais de uma vez, porém, por diversos motivos, mas principalmente por falta de foco, largo logo após começar.

Em outras tentativas costumava apenas ler o texto, sem me importar com os exercícios. Porém, desta vez estou seguindo o livro ao pé da letra, portanto não continuo a ler enquanto não finalizo cada exercício, e mesmo estando no primeiro capítulo já posso dizer que os exercícios deste livro são extremamente importantes para o entendimento verdadeiro dos conceitos explicados no texto.

Lendo o livro você já sente que entende o assunto, porém ao tentar os exercícios percebe como o conhecimento era superficial, e ao quebrar a cabeça explorando formas de resolver os exercícios chega-se a um novo nível de entendimento, mais amplo e melhor definido, formando assim uma base melhor para seguir em frente.

Estou lendo o livro original pelo site oficial da 2ª edição de 1996.

Estou assistindo as aulas originais do Abelson e Sussman de 1986 do MIT e também as aulas do CS 61A de 2010 da Berkeley e os vídeos de estudo do Code Report.

Tento seguir este fluxo de estudos:

  1. Leio o livro e Tento fazer os exercícios, por dias se precisar;
  2. Assisto a aula do MIT relacionada ao bloco lido;
  3. Assisto a aula da Berkeley relacionada ao bloco lido;
  4. Assisto o vídeo do Code Report relacionado ao bloco lido;
  5. Consulto soluções online para comparar com minhas soluções ou caso não consiga resolver por conta própria. Tento estudar soluções diferentes para entender melhor o assunto.

Irei listar cada vídeo relacionado junto aos próximos posts para cada capítulo.

Para testar os exercícios estou usando Guile Scheme 3 no Fedora, tem no repositório oficial como guile30.

 
Share this